Fim do barulho com fogos em Unaí

Os pais das crianças com Transtorno de Espectro Autista já podem respirar um pouco mais aliviados graças ao projeto 23/2023, de autoria dos vereadores Professor Diego e Andrea Machado, aprovados em 2º turno durante reunião ordinária da Câmara Municipal, na tarde deste 14 de agosto.
O projeto proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, produtos geradores de faíscas, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos com fogos de qualquer espécie de efeito sonoro ruidoso em todo o município de Unaí.
De acordo com a autora do projeto, além das crianças com autismo, pessoas com deficiência intelectual, idosos e os animais sofrem muito com o barulho provocado pelos fogos que chegam a até 175 decibéis.
A união, principalmente de mães de crianças com TEA e os defensores da causa animal, foi decisiva para que o projeto fosse aprovado na Casa de Leis de Unaí. Eles marcaram presença no plenário e acompanharam atentamente a manifestação e o voto de cada um dos vereadores.
Houve até um principio de tumulto durante a votação do primeiro turno, quando o vereador Petrônio declarou seu voto contrário ao projeto. Os presentes, contra e a favor do projeto, se manifestaram e foi necessária a intervenção do presidente da Câmara para que a discussão não tomasse maiores proporções. Na ocasião, 4 vereadores não puderam estar presentes e foram bombardeados por algumas pessoas, que os acusaram de fugirem da votação.
Durante a votação do projeto em segundo turno, apenas o vereador Paulo Arara não esteve presente. O vereador Paulo do Saae, que foi contrário ao projeto no primeiro turno, mudou o voto e foi favorável. O projeto foi aprovado por 13 votos favoráveis e 01 voto contrário.
A Câmara prepara agora a redação final para enviar ao Poder Executivo, onde espera a sanção do prefeito.