Renovação Carismática Católica realiza 1º Congresso de Fé e Política na Diocese de Paracatu

O objetivo não é formar partidos ou realizar campanhas, mas conscientizar os cristãos com base em um tripé de ações pastorais: Formação, Evangelização e Acompanhamento.
O Ministério de Fé e Política da Renovação Carismática Católica realizou no último final de semana, dias 01, 02 e 03 de dezembro. O 1º Congresso de Fé e Política na Diocese de Paracatu, que teve como objetivo iniciar um trabalho “de conscientização, formar cidadãos com base em valores cristãos, a fazer diferença na sociedade.”
Padres, diáconos, coordenadores de grupos de oração, membros do Núcleo Nacional e Estadual do Ministério de Fé e Política, entre eles o coordenador do Ministério no Estado de Minas Gerais, Gilson Daniel, o ex-deputado federal e atual presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Júnior, o procurador geral do município de Paracatu, doutor Leandro Reis, participaram da programação que teve início com uma abertura solene na Câmara de Vereadores de Paracatu
Durante a abertura, secretários municipais, vereadores, superintendentes e o prefeito municipal tiveram a oportunidade de assistir a uma “aula magna” sobre as diretrizes do Ministério de Fé e Política. Ao final, os presentes fizeram um momento de clamor e oração pelas ações daqueles políticos e servidores públicos presentes.
Gilson Daniel de Oliveira entende que “pautados pelos valores cristãos, um político, uma autoridade, um servidor público, seja em cargo eletivo, executivo ou comissionado, na hora da tomada de decisão, na hora de destinar um recurso, de cobrar um serviço público de qualidade, ele prestará um serviço de maior relevância para a sociedade.”
Durante sua fala, o coordenador estadual destacou a diferença entre o que muitas vezes esperam do trabalho do Ministério e o que realmente é o serviço dentro da estrutura da Renovação Carismática. “Ao contrário do que muitos pensam sobre o Ministério de Fé e Política, nós não temos como propósito, tratar de eleições, as eleições são apenas um galho, uma vertente, um braço. Mas a política acontece no nosso dia a dia, na ação de cada cristão.” Explicou o líder carismático Gilson Daniel.
O ex-deputado estadual, federal e atual presidente da CODEGO, Francisco Rodrigues Vale Júnior, foi um dos palestrantes do Congresso e afirma que um político com fé, que crê em Deus, que sabe o seu papel, ele dá mais frutos e mais resultados para a sociedade.
“-Nós sabemos a importância da fé e política na vida de cada um e aqui nós estamos fazendo uma reflexão de como que pessoas de fé podem contribuir mais com a sociedade. Os homens e mulheres de fé quando entram na política, são melhores políticos. Assim como um médico com fé, um engenheiro com fé, um político com fé vai dar melhor resultado para a sociedade.” Afirmou Francisco Jr.
Sobre o Ministério de Fé e Política da RCC
O Ministério Fé e Política é o serviço dentro da RCC para a evangelização da política em suas mãos abrangentes vertentes, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo”. O objetivo não é formar partidos políticos ou realizar campanhas eleitorais, é conscientizar os cristãos a utilizarem o voto de modo justo, e apoiarem o(s) candidato(s) conforme a consciência de cada um. A estrutura do Ministério de Fé e Política está fundamentada em um tripé de ações pastorais: Formação, Evangelização e Acompanhamento.”