Prefeito de Dom Bosco é eleito presidente do Convales

 Prefeito de Dom Bosco é eleito presidente do Convales

O Consórcio de Desenvolvimento e Valorização dos Municípios, que presta um serviço de excelência à população dos municípios consorciados, sendo 19 de Minas e um de Goiás, tem agora um novo presidente. Em assembleia realizada neste dia 08 de janeiro, os prefeitos da região escolheram o prefeito de Dom Bosco, Nelson Pereira de Brito, o Nelson Salsicha, para comandar os destinos do Consórcio durante este ano de 2025. Rufino Folador, prefeito de Buritis, foi eleito vice-presidente. Num rápido discurso após a sua eleição, o prefeito Nelson Salsicha deixou claro que para fazer algo em prol da população, vai precisar que os prefeitos do Noroeste se mantenham unidos. “Só digo uma coisa, precisamos de união para continuar tocando os projetos do nosso consórcio e iniciar outros em prol da nossa gente”, declarou o novo presidente. O novo vice-presidente, Rufino Folador, exaltou o trabalho do Convales, pregou união, parabenizou os novos gestores e os convocou para ajudarem a fortalecer ainda mais o Consórcio.

Chegada e despedida

Após dar as boas vindas, a secretária executiva do Convales, Irene Guedes, sugeriu que cada um dos presentes fizesse sua autoapresentação onde se constatou que muita gente nova está chegando. Coube ao então presidente Rutilio Cavalcanti, ex-prefeito de Urucuia, a missão de abrir oficialmente a primeira assembleia do Convales neste ano. Ele destacou a força dos recém chegados, que pode ser aliada à experiência dos que já fazem parte do Consórcio e fortalacê-lo ainda mais. “Estou me despedindo aqui do Convales, mas continuo a disposição de todos. Quero reforçar que a união dos prefeitos é de fundamental importância para o desenvolvimento do Noroeste”, disse Rutilio.

Trabalho

Graças ao trabalho dos prefeitos e dos colaboradores, o Convales avançou muito em 2024. Com foco principalmente na saúde, o Consórcio foi o braço direito dos municípios, auxiliando-os na gestão e contratação de produtos e serviços que fazem a diferença na saúde e na vida dos cidadãos. Ao longo do ano que passou o Convales, junto aos municípios consorciados, realizou ao longo do ano milhares de procedimentos médicos; as licitações compartilhadas foram freqüentes; o transporte de pacientes para tratamento nos grandes centros contou com uma frota de 11 microônibus atendendo as prefeituras da região; o serviço de inspeção atendeu 16 municípios com centenas de ações e o Consórcio participou ainda de vários eventos levando o nome e os produtos da região. Internamente, implantou a gestão digital resultando em uma considerável diminuição de resíduos. Resíduos estes que estão na mira do Consórcio, tendo em vista as ações para implementação da gestão associada de resíduos sólidos urbanos em toda a região. As perspectivas para 2025 são altamente positivas, pois, além da gestão de resíduos, vários outros projetos e ações estão em andamento como a implantação da coleta seletiva regional; a aquisição de equipamentos hospitalares para os municípios, formação de equipes multidisciplinares e aquisição de novos veículos. Irene Guedes revelou que alguns projetos na área de turismo também fazem parte do plano de ação do Convales. Ao final de sua explanação ela sanou todas as dúvidas dos participantes da assembleia e comunicou a aquisição, pelo Convales, de 4 vans do Vacimóvel para atender a região.

Apoio

Numa conversa franca entre os prefeitos, ficou mais uma vez latente a importância da união dos municípios em apoio às ações do Convales. O prefeito de Arinos, Marcilio Almeida, foi bem incisivo neste ponto, deixando clara a importância da adesão dos municípios consorciados em todas as iniciativas do Consórcio. “É preciso, de fato, a união e a participação”, disse Marcílio, sendo apoiado pelo presidente recém eleito, Nelson Salsicha.

Insatisfação

Entre fatos bons, os prefeitos expuseram também suas insatisfações, como é o caso da iluminação pública. É unânime a insatisfação com a empresa vencedora da licitação, que, de acordo com os prefeitos, não está fazendo o serviço a contento e deixando os moradores de seus municípios prejudicados.

Financeiramente bem

Outro item da assembleia realizada na sede do Convales em Arinos foi a prestação de contas da gestão passada, que contou com dois gestores. No primeiro semestre quem esteve à frente do Convales foi o então prefeito de Buritis, doutor Keny Soares. No segundo, que findou a gestão, foi o ex-prefeito de Urucuia, Rutilio Cavalcanti. De acordo com a prestação de contas apresentada pelo contador Gilmar Martins, o Consórcio está economicamente bem, com uma boa saúde financeira, tendo movimentado mais de 30 milhões no ano passado.

Sede própria

Tema levantado na assembleia pelo ex-prefeito Rutilio, com adesão de todos os demais prefeitos, foi a construção da sede própria. Ele sugeriu a mesma com recursos adquiridos através de emenda parlamentar. O novo presidente, Nelson Salsicha, fez o compromisso de solicitar a emenda e convocou os colegas para marcharem juntos até Brasília, em março deste ano, na tentativa de conseguir o intento com o senador Rodrigo Pacheco. O prefeito de Buritis, Rufino Folador, sugeriu ao prefeito de Arinos que o município fizesse a doação do terreno para a construção da sede própria do Convales.

Matérias Relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *