Amnor pleiteia ferrovia ligando o Noroeste a Pirapora
A Amnor – Associação dos Municípios do Noroeste de Minas se preparou de várias maneiras e se valeu de todas as alternativas para garantir benefícios ao Noroeste Mineiro com a construção de um ramal ferroviário ligando Unaí a Pirapora. Através de requerimento enviado a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, a Amnor apresentou ao órgão todas as informações que justificam tal demanda e ainda a defendeu em audiência pública realizada dia 21 de outubro, em Goiânia.
Justificativa
A Amnor destaca que a construção do ramal é estratégica para a região, uma vez que vai proporcionar significativas melhorias no escoamento da produção e justifica que o Noroeste é de grande potencial agrícola, reconhecida pela eficiência na produção de grãos, mas que vem sendo prejudicada pela falta do transporte ferroviário, tendo seu potencial de crescimento limitado devido aos elevados custos com o transporte rodoviário. Outra justificativa é a necessidade de integrar o Noroeste à malha ferroviária nacional, “possibilitando que a produção daqui, com um escoamento mais eficiente e mais econômico, tenha igual competitividade com a de outras regiões do país”.
Aumento da produção
O requerimento cita ainda a grande possibilidade de aumento da produção agrícola, uma vez que, uma competitividade de mercado justa, estimula o uso de áreas ainda não cultivadas, bem como a diversificação da produção, o que traduz em geração de novos postos de trabalho, crescimento da economia e mais qualidade de vida para a população local.
Empenho
Prefeitos e colaboradores da Amnor se deslocaram até Goiânia e participaram da audiência pública, defendendo com muita veemência, a extensão da ferrovia com a construção do ramal ferroviário ligando o Noroeste de Minas a Pirapora. “No que depender da Amnor, este ramal será uma realidade. Estamos empenhados”.