Escola da Lagoa é reformada e entregue para a comunidade
A reforma da Escola Municipal Maria Trindade foi concluída e entregue à comunidade! A solenidade ocorreu no local, nessa quarta-feira, dia 3 de abril, às 17h30. Agora, com um prédio novinho, todos os cerca de 260 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, voltam a frequentar as aulas no novo espaço. O trabalho é resultado da parceria entre a Kinross, as Associações Comunitárias da Lagoa de Santo Antônio, Santa Rita e Povoado do Cunha e a Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Secretaria de Educação.
Além da reforma das estruturas já existentes, o projeto contemplou a construção de novas instalações para a cozinha, refeitório, duas novas salas de aula, pintura, melhoria da fachada, entre outros serviços. No início de 2024, a Kinross fez um investimento adicional e os recursos foram aplicados nas instalações elétricas, no piso do pátio e no sistema de esgoto, além de outras melhorias que não constavam no projeto original. As obras, totalmente custeadas pela Kinross, contou com investimento total de R$ 2,77 milhões.
“Todos nós, professores e alunos, estamos muito felizes em receber uma escola completamente reformada e nova. Graças ao compromisso e dedicação da Kinross e da Prefeitura, agora temos um ambiente de aprendizagem seguro e moderno”, comentou Aline Rodrigues de Sousa, diretora da Escola Municipal Maria Trindade. “A reforma irá melhorar as condições educacionais, pois sabemos que um ambiente propício ao aprendizado, torna as aulas mais atrativas e eficazes. Além disso, instalações modernas podem melhorar a segurança dos alunos e professores. Por fim, uma escola bem equipada valoriza a comunidade local econtribui para o desenvolvimento educacional da região”, complementa a diretora da escola.
Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross ressaltou que a educação é um pilar fundamental do Programa Integrar, plataforma de investimento social da mineradora. “Por meio do Programa Integrar, desenvolvemos uma série de iniciativas, discutidas em conjunto com a comunidade escolar, que contribuem para a melhoria da educação do município e, em especial, das comunidades”, disse Ana Cunha. “Investir em infraestrutura, como a reforma da Escola da Lagoa, é de grande importância para garantir um ambiente propício para o aprendizado”, complementou.
Durante as obras, iniciadas em agosto do ano passado, os alunos foram realocados, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, para a Faculdade Finom. Assim, não houve impacto na continuidade do ano letivo.