Amnor levanta a voz e cobra resultados para a região

A Amnor – Associação dos Municípios do Noroeste de Minas, em parceria com as microrregionais Amvap, Amimg, Amapar e Amvale, com o apoio da AMM, promoveu um Encontro Regional objetivando buscar soluções para os problemas dos municípios do Noroeste, Alto Paranaíba e Triangulo Mineiro. O Encontro contou com maciça participação dos prefeitos e outras lideranças de mais de 80 municípios destas regiões que expuseram, principalmente, a força que move o interior de Minas, mas, que não é devidamente reconhecida e recompensada pelos governos do Estado e da Federação.

Amnor

Representada pelo presidente Neizon Rezende, que se fez acompanhar de outros 10 prefeitos do Noroeste, a Amnor levantou a voz e mostrou que a região carece bastante de saúde e infraestrutura. “Precisamos urgentemente de reparação nas nossas estradas, com a construção de vias adjacentes, e do nosso Hospital Regional em Unaí”, destacou o presidente Neizon. Ele pontuou as riquezas que a região produz e lamentou que a mesma não é devidamente recompensada. “Nós somos a força do Estado e do país, não podemos continuar recebendo de volta apenas migalhas, precisamos fazer com que as autoridades das instancias maiores enxerguem esta nossa condição”, disse ele, destacando que agora é hora de promover a mudança através da união das lideranças. “Esta união começou hoje e tenho certeza que vai trazer resultados significativos logo, logo”, disse agradecendo as presenças de prefeitos e vereadores do Noroeste Mineiro. O presidente da Amnor disse ainda que não se pode privatizar as rodovias sem que as comunidades sejam ouvidas e muito menos continuar pagando ao Estado o dobro do que os municípios recebem.  Neizon afirmou que as prefeituras estão gastando 40 por cento de seus orçamentos com saúde, e ainda assim o povo sofre. “O Hospital Regional vai desafogar Unaí e Paracatu. Precisamos desta obra.” Ele concluiu ressaltando que se o Governo colocou Minas Gerais nos trilhos foi graças aos municípios, que ajudaram a pagar as contas.

Encontro

O Encontro Regional Municípios Unidos – Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste, com o tema “A força do interior que move Minas e o Brasil”, foi realizado em Patos de Minas neste dia 10 e contou com debates sobre temas estratégicos, como infraestrutura, políticas públicas, sustentabilidade e integração regional, com foco em promover soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos municípios mineiros. Na avaliação do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, o encontro reforçou a importância do municipalismo e o protagonismo das cidades do interior. “Este encontro marca o início do novo bloco que estamos formando. Essas três regiões são celeiros e polos de desenvolvimento. A nossa intenção é estarmos unidos e garantir que os recursos sejam aplicados em nossas regiões para que tenhamos condições de atrair novos investimentos e mantê-los por aqui”, destacou Falcão. Um dos principais resultados do encontro é a elaboração de uma carta conjunta dos prefeitos das regiões. O documento vai reunir as principais demandas, inclusive a recuperação e pavimentação de estradas e rodovias, além da ampliação do acesso à saúde com foco na estruturação de hospitais e fortalecimento da atenção básica. A carta será encaminhada aos governos estadual e federal como forma de reforçar o diálogo entre os municípios e os entes estaduais e federais.

Acidente Em junho de 2023, a equipe do cerimonial do governador Romeu Zema, que faria uma visita a Uruana de Minas para entrega de títulos de regularização fundiária, sofreu um acidente na LMG 638, após o motorista perder o controle do veículo, que veio a cair de uma ponte. O presidente Neizon, que é prefeito de Riachinho e se utiliza da via diariamente, lembrou que mesmo com o acidente nada foi feito pelo Governo. Os quatro ocupantes do veículo, feridos, foram levados de helicóptero para Belo Horizonte.