Acampamentos usados para extração ilegal de quartzo são encontrados no Norte de MG

Acampamentos utilizados por garimpeiros na extração ilegal de quartzo foram encontrados na zona rural de Itacambira nessa segunda-feira (1). No local, foram apreendidos explosivos, materiais usados para a detonação e seis quilos de cristal de quartzo azul. Um homem foi levado para a delegacia.

Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, uma denúncia informou que um grupo formado por aproximadamente 20 garimpeiros estaria fazendo a extração ilegal em uma área de preservação há sete meses. A atividade contaria com olheiros que avisavam sobre a chegada de autoridades, permitindo a fuga dos infratores.

Durante o percurso para chegar à área, que é de difícil acesso, os policiais encontraram rastros por várias trilhas. Durante o percurso, um homem, de 53 anos, foi flagrado executando de forma manual, com lebanca e enxada, a extração de quartzo sem autorização ambiental. Com ele, foram apreendidos seis quilos de cristais recém-extraídos.

Os militares continuaram fazendo buscas e chegaram até uma cata a céu aberto, em pleno funcionamento.

Apesar de ninguém ter sido encontrado no local, havia indícios de que um grupo considerável de garimpeiros estava trabalhando, como a existência de ferramentas e até de garrafas de água. Uma barraca foi encontrada em chamas, indicando uma possível tentativa de destruição antes da fuga.

Ainda durante a fiscalização, foram encontrados equipamentos mais robustos para a mineração, como geradores e marteletes. Os acampamentos contavam com lâmpadas e tinham vários alimentos, produtos de higiene, roupas de cama e cobertores.

Por se tratar de um terreno de relevo inóspito e diante da impossibilidade de remover todo o aparato, os materiais não foram apreendidos. Em um dos acampamentos, foram encontrados dinamite e 12 metros de cordão detonador.

O homem preso foi levado para a delegacia da Polícia Federal em Montes Claros. Ele foi autuado em R$3.456,87.

Fonte: https://g1.globo.com/mg