Prefeitos da Amnor reelegem Neizon Rezende e aproveitam assembleia para levantarem a voz pelo Noroeste
Os prefeitos dos municípios que compõem a Amnor participaram da assembleia geral da Associação neste dia 19 de janeiro e reelegeram o presidente Neizon Rezende. Antes, eles tomaram pé da prestação de contas da instituição que se mostrou plenamente saudável. De acordo com as planilhas apresentadas pelo contador Daniel Mendes, a Amnor possui hoje um índice de liquidez geral de 3.92, considerado ótimo na contabilidade, e ativo circulante de 5 milhões de reais. O superávit da Associação em 2026 foi de quase meio milhão, com o setor técnico completando 4 anos sem alterar o valor de sua hora máquina, que se encontra mais de 50 por cento abaixo do valor de mercado. O prefeito de Riachinho e presidente reeleito da Amnor, Neizon Rezende, após ter as contas aprovadas por unanimidade, agradeceu a confiança, o apoio e creditou o sucesso da Amnor à união dos prefeitos da região. Para Neizon, sua reeleição foi fruto do trabalho realizado e a confiança no futuro, tendo em vista que os gestores do Noroeste esperam da Associação uma representação política mais forte, que faça a diferença para que o povo tenha mais qualidade de vida e políticas publicas na sua porta. “O Noroeste é uma potência agropecuária, um região importante que não pode continuar esquecida. Precisamos ser lembrados e ouvidos, necessitamos urgentemente de investimentos em saúde e infraestrutura, a hora é agora”, desabafou o presidente Neizon. Os prefeitos que fizeram parte da mesa diretora, como o anfitrião Igor Santos, hipotecou apoio às palavras de Neizon e desejou sucesso à nova gestão. Ele aproveitou para se despedir da Amnor e reafirmar seu compromisso com a região. O prefeito de Arinos e presidente do CID Rios, Marcílio Almeida, alertou para a atipicidade deste ano, em que haverá Copa do Mundo e eleições, e pediu uma agenda forte e unida no sentido de garantir recursos para o Noroeste. “Que a gente possa avançar cada vez mais”, desejou ele. O prefeito de Dom Bosco e presidente do Convales, Nelson Salsicha, destacou a presença maciça dos prefeitos na assembleia, total de 17, e ressaltou também a importância da união. “Este é o ano de nos unirmos e pedirmos os recursos, pois, vejo muita dificuldade mais adiante, em 2027.” O 1º vice-presidente da Amnor, Elber Oliveira, prefeito de Cabeceira Grande, afirmou que o ano foi de muito trabalho, que a Amnor avançou e lembrou que neste ano a região vai poder contar também com o novo consórcio, o Cinf-Amnor.
Hospital Regional
A maior parte da pauta da assembleia foi tomada pela discussão sobre o Hospital Regional a ser construído em Unaí. O prefeito de Unaí e 2º vice-presidente da Amnor, Thiago Martins, fez um desabafo sobre a situação e ganhou o apoio dos demais prefeitos. Ele explicou que, por enquanto existe apenas o projeto e 3 milhões de reais em conta, para tocar uma obra de mais de 180 milhões de reais. “Tem muita mentira sobre a construção desse hospital. Nós tínhamos lá uma licitação e uma ordem de serviço assinada, mas sem dinheiro para execução da obra”, declarou o prefeito Thiago. Ele disse que a execução do projeto foi remodelado para ter sua primeira etapa construída com 80 milhões, sendo 40 milhões do Governo de Minas e 40 milhões do município de Unaí. De acordo com Thiago, o projeto já passou pela Vigilância e está agora no departamento de engenharia analisando planilha de custos. “Assim que a engenharia liberar o projeto, nós assinamos o convênio e partimos para uma nova licitação. O que foi remodelado? A ideia anterior era construir 100 por cento pela metade e termos lá um elefante branco aguardando recursos, agora, vamos construir a metade 100 por cento e utilizar o espaço”, explicou. “É aí que deve entrar a Amnor com a força política de todos nós prefeitos. Precisamos ir a Belo Horizonte e cobrarmos a liberação do projeto e assinatura do convênio”, concluiu o prefeito de Unaí.
Adesão
A fala do prefeito Thiago ganhou adesão dos demais prefeitos. O presidente Neizon reforçou a importância do Hospital Regional e marcou um encontro com todos os prefeitos do Noroeste em Belo Horizonte, onde vão tentar uma audiência com o vice-governador, que vai assumir o cargo definitivamente agora em abril, e cobrar dele uma decisão sobre o Hospital, além de um compromisso de mais infraestrutura para o Noroeste de Minas. “Sabemos o peso da representatividade, estamos em ano eleitoral e este é o momento de cobrarmos os benefícios para o Noroeste, que se encontra esquecido. Não podemos deixar que esta situação continue como está. Se precisar vamos criticar, vamos nos pautar como for preciso para buscarmos aquilo que o povo clama”, declarou Neizon, destacando que o governador não tem agenda para o Noroeste de Minas, mas tem para outras regiões. Ele concluiu afirmando que a região só vai receber candidatos do governo se houver compromisso do Governo. “Se os recursos não vierem por amor, virão pela dor, vamos agir alinhados, precisamos ser certeiros”. Os demais prefeitos presentes a assembleia concordaram com o posicionamento do presidente Neizon e também levantaram a voz em defesa da população do Noroeste de Minas.
Cinf – Amnor
O Consórcio de Infraestrutura Cinf – Amnor iniciou suas atividades de fato ao final de 2025. O contador do Consórcio, Gilmar Martins, prestou contas dos poucos recursos que começaram a entrar no caixa e fez uma explanação sobre a previsão orçamentária para este ano, deixando claro que, agora sim, o Consórcio vai alavancar de fato. O presidente Neizon Rezende explicou que sua equipe passou o ano providenciando documentos e praticando os atos necessários para que o Consórcio fosse de fato implementado. Ele externou suas expectativas e afirmou que os resultados vão aparecer este ano, beneficiando todos os municípios consorciados. Neizon pediu mais agilidade dos prefeitos nas solicitações dos colaboradores do Consórcio e alertou que somente com união, os municípios vão conseguir melhores resultados.
Agenda
A superintendente administrativa da Amnor, Marilia Nicole, fez uso da palavra e mostrou aos prefeitos que a agenda 2026 está aberta e vai a pleno vapor durante este ano. Ela lembrou principalmente a importância da participação nos cursos de capacitação ministrados na Associação que visam ampliar os conhecimentos dos servidores municipais em diversas áreas.
DIRETORIA
Presidente: Neizon Rezende da Silva – Prefeito Municipal de Riachinho
1º Vice-Presidente: Elber de Oliveira Silva – Prefeito Municipal de Cabeceira Grande
2º Vice-Presidente: Glebson José Leite Júnior – Prefeito Municipal de Santa Fé de Minas
CONSELHO FISCAL MEMBROS EFETIVOS
Thiago Martins Rodrigues – Prefeito Municipal de Unaí
Oseias Cardoso Queiroz – Prefeito Municipal de Brasilândia de Minas Bruno Raphael Mota Ferreira – Prefeito Municipal de Uruana de Minas
MEMBROS SUPLENTES
Paulo Sérgio Laurindo Modesto – Prefeito Municipal de Natalândia Gabriel Afrânio Rosa de Faria Barra– Prefeito Municipal de Vazante Gláucon Cézar Cardoso – Prefeito Municipal de João Pinheiro































































