Nelson Salsicha é reeleito presidente do Convales. Rufino continua na vice-presidência

O Consórcio de Desenvolvimento e Valorização de Municípios – Convales – recebeu 16 prefeitos dos municípios consorciados e realizou com sucesso sua assembleia geral ordinária de prestação de contas e eleição da diretoria. Apresentada pelo contador Gilmar Martins, a prestação de contas contábil comprovou que o Consórcio teve uma gestão financeira de excelência em 2025 e planos ousados para este ano, o que fizeram do presidente Nelson Salsicha e do vice Rufino Folador ótimas opções para continuarem no comando da instituição. E assim foi, por aclamação, os prefeitos dos municípios consorciados aprovaram as contas e reelegeram a dupla Nelson e Rufino por unanimidade.

A gestão 25

As ações realizadas ao longo de 2025 e as perspectivas apresentadas para 2026 também foram importantes na tomada de decisão dos prefeitos. A secretária executiva do Convales, Irene Guedes, e sua equipe, detalharam cada passo dado no ano que findou e comprovaram que todas as ações aumentaram significativamente em 2025. Os bens adquiridos foram bem consideráveis, com os investimentos alcançando a casa dos 5 milhões de reais, beneficiando diretamente vários municípios, conforme detalhou o gerente de saúde. Diversos programas beneficiaram os cidadãos dos 20 municípios consorciados como o Transporta SUS, que passou a contar com outros 5 microônibus novos; o Vacimóvel, com 4 vans equipadas; o Vant-SUS, onde drones são utilizados para vistoria e combate a focos de mosquito da Dengue; o Visa Cis, que atua na contratação de equipes técnicas para suporte aos municípios; o UBV Veicular, antigo fumacê, para combate à Dengue e Zika Virus; o Relsp, atuando na logística de material para os laboratórios, entre outros, o Miguilim, cuidando da parte oftalmológica e auditiva das crianças.

SIM

Das ações realizadas pelo Convales, as que envolvem o SIM – Serviço de Inspeção Municipal chamaram bastante atenção, tendo em vista que mudam para melhor a vida das pessoas. Embora tenha também o poder de fiscalização, o objetivo do SIM Convales é voltado para a orientação, uma educação sanitária no processo de regularização visando a obtenção do selo que permite a comercialização de produtos de origem animal e vegetal. E as equipes envolvidas nesse processo trabalharam muito durante a gestão de Nelson Salsicha. Com capacitação de secretários municipais, treinamentos de equipes, elaboração de programas e projetos municipais, orientação in loco aos empreendedores e orientação aos consumidores, principalmente sobre identificação dos produtos, o Convales conseguiu ampliar a gama de produtos legalizados e diminuir a clandestinidade. Com isso, vários municípios do Estado de Goiás, onde o Consórcio já tem um consorciado, Cocalzinho, estão interessados no SIM Convales, inclusive o município de Anápolis, com quase meio milhão de habitantes, conforme afirmou o prefeito Alessandro Barcelos, de Cocalzinho. Desde sua implantação, o SIM já registrou 57 agroindústrias. O mais novo projeto do Convales é o Programa de Segurança Alimentar.

Licitação

Outra importante ação do Convales, que vai ao encontro com os anseios dos municípios, é a licitação compartilhada. O assessor jurídico do Consórcio, Doutor Danilo, fez um relato dos processos licitatórios realizados em diversas modalidades e finalizou colhendo demandas para compor o plano anual de licitações.

Incentivo

Além do presidente e o vice do Convales; o prefeito de Arinos, Marcílio Almeida, anfitrião; Neizon Rezende, prefeito de Riachinho e presidente da Amnor; Manoel Lima, prefeito de Bonfinópolis e presidente do Cisreúno, também fizeram parte da mesa de honra. Todos fizeram uso da palavra e, entre um elogio e outro à gestão 2025, incentivaram a continuação daquilo que, visivelmente, vem dando certo. O prefeito Neizon, em rápidas palavras, destacou vários pontos positivos da gestão e disse ter certeza que neste ano será ainda melhor. Na mesma linha, o prefeito Marcílio teceu elogios à gestão, ressaltou a união dos gestores consorciados e pediu urgência na agenda dos prefeitos com os governos do Estado e da Federação. “Precisamos apressar esse encontro, nossa governabilidade está em jogo”, declarou. O prefeito de Buritis e vice-presidente do Convales, Rufino Folador, destacou que a administração do Consórcio precisa continuar sendo com união, força e disponibilidade. Ele reforçou que a pauta principal dos prefeitos em termos de saúde continua sendo a construção do Hospital Regional em Unaí e falou da importância de continuarem em harmonia buscando sempre o fortalecimento da região. Folador finalizou apontando problemas pontuais de seu município que, de acordo com ele, não podem continuar como estão, dando como exemplo as constantes faltas de energia. O prefeito de Dom Bosco e presidente reeleito do Convales, Nelson Salsicha, ao abrir a assembleia, pediu aos colegas prefeitos mais um ano de gestão alegando que precisa concluir alguns projetos, entre eles, a conquista de 20 milhões de reais junto ao Governo Federal para manutenção de estradas vicinais nos municípios consorciados. “Quero concluir alguns projetos, vocês me conhecem e sabem como governo, com responsabilidade. Quero aqui aproveitar para agradecer cada membro da nossa equipe, que trabalha com muita seriedade em prol da nossa região. Consórcio é algo muito sério, por isso precisa de pessoas como vocês”, disse o presidente aos colaboradores do Convales. Ele lembrou ainda sua via sacra nas câmaras municipais da região para falar com os vereadores sobre o projeto de Resíduos Sólidos Urbanos e destacou vários outros empecilhos por ele resolvidos na condição de presidente.

Despedida

O prefeito de Paracatu, Igor Santos, participou da assembleia e, em tom de despedida, já que vai deixar o cargo para se candidatar a deputado federal, agradeceu a parceria com os gestores da região. Ele lembrou que os prefeitos estão sempre falando da necessidade de a região ter o seu representante na Câmara Federal e afirmou que tem condições para isso. Ele garantiu que o próximo prefeito de Paracatu, Pedro Adjuto, vai continuar a parceria do município com o Consórcio, que tem prestado um excelente trabalho em Paracatu e região.

Parabéns!

A assembleia do Convales foi finalizada com os participantes cantando parabéns ao presidente Nelson Salsicha pela passagem de seu aniversário no dia 11 de janeiro.

Diretoria do Convales – Gestão 2026

Presidente: Nelson Salsicha – Prefeito de Dom Bosco

Vice-Presidente: Rufino Folador – Prefeito de Buritis

Secretária Executiva: Irene Gomes Guedes

CONSELHO CONSULTIVO

Presidente: Nelson Salsicha – Prefeito de Dom Bosco

Vice-Presidente: Rufino Folador – Prefeito de Buritis

Conselheiro: Manoel da Costa – Prefeito de Bonfinópolis

Conselheiro: Hamilton Ribeiro – Prefeito de Lagoa Grande

Conselheiro: Elber Oliveira – Prefeito de Cabeceira Grande

CONSELHO FISCAL

Efetivos

Paulo Sérgio – Prefeito de Natalândia

Dinarte Ornelas – Prefeito de Formoso

Glaucon Cardoso – Prefeito de João Pinheiro

Suplentes

Oseias Queiroz – Prefeito de Brasilândia

Thiago Martins – Prefeito de UnaíRone Rodrigues – Prefeito de Chapada Gaúcha