Primavera nos museus é marcada por Orquestra de Viola e Exposição de Artesanatos em Unaí
O Museu Histórico e Cultural de Unaí “Maria Torres Gonçalves”, ou simplesmente Museu Municipal, abriu a semana da 19ª Primavera nos Museus em grande estilo. Na noite de segunda-feira, 22/9, os visitantes foram brindados com um show da Orquestra de Viola Caipira.
É a primeira apresentação pública da Orquestra Municipal de Viola, que foi formada em março deste ano, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). O grupo musical já conta com 25 integrantes, entre violeiros experientes e alunos iniciantes.
O plano é formar violeiros, a fim de transmitir essa cultura às novas gerações. Para isso, uma escola funciona já há alguns meses na sede da Sectur, na UAI Hermes Martins. O curso de formação gratuita é ministrado pelo professor regente Deivid Soares, que pretende abrir novas turmas a cada início de semestre.
Além de assistirem à apresentação dos violeiros e ouvirem a boa música raiz, os visitantes também puderam conferir os trabalhos artesanais feitos com material reciclável e os livros de pensamentos e reflexões escritos por adolescentes reeducandos do Sistema Socioeducativo de Unaí.
Os visitantes ainda puderam acompanhar a exposição permanente de objetos, utensílios rurais, móveis, fotos e documentos que remontam à época dos pioneiros do Capim Branco.
O acervo retrata os modos, costumes, hábitos, saberes e fazeres das primeiras famílias de colonos destas terras urucuianas, bem como da contribuição de “outras gentes” que aos poucos foram chegando e formando o grande e rico mosaico cultural em que se transformou o povo unaiense.
E como não podia faltar, os visitantes puderam(de quebra) saborear o tradicional biscoito frito no fogão à lenha (um patrimônio da culinária unaiense) e bebericar o cafezinho da hora, servido à moda antiga (em bule e xícaras esmaltados). São cartões de visita e mimos com os quais o museu sempre celebra seus visitantes.
E a programação da semana da Primavera nos Museus seguiu até o domingo, 27/9, com palestra, saraus, congresso, musical e louvor.






















































